Resumo

A finalidade do presente trabalho é procurar analisar os aspectos FILOSÓFICO-PEDAGÓGICOS utilizados pelo estado brasileiro para formalizar, através de sua Política Nacional de Ciência e Tecnologia, as linhas de pesquisa que seriam aplicadas na Educação Física e Esporte (E.F./Ept) no período pós-64. Para atingir este objetivo fez-se necessário utilizar a análise documental, com base no Materialismo Dialético e no Materialismo Histórico. Na introdução deste trabalho, procuramos efetuar uma síntese de dois grandes aspectos convergentes relacionados à Política Nacional de Ciência e Tecnologia (PNC&T), sua ideologia e sua relação com o processo de formação de Recursos Humanos no Ensino Superior, após o golpe de estado de 1964. No primeiro aspecto pode ser constatada a relação entre a PNC&T e os interesses do capital estrangeiro e nacional. Interesses estes ligados a acumulação de capital, onde a pesquisa científica escolhida seria aquela capaz de fornecer conhecimento técnico-industrial adaptado tanto ao incremento da produção quanto ao controle social. O segundo aspecto, intimamente ligado ao primeiro, refere-se aos efeitos sociais contraditórios que traria como conseqüência a concretização de uma PNC&T para a formação de Recursos Humanos na área de Educação. Dentre eles a preparação de profissionais que seriam utilizados para fortalecer como, "agentes" dos interesses dominantes, as novas condições de desenvolvimento econômico, social e cultural do povo brasileiro. Por outro lado, vemos o surgimento de profissionais conscientes da situação de exploração e manipulação ideológica, criando e promovendo mecanismos de ação na procura de um modelo de transformação social contrário ao estabelecido pela classe dominante e os interesses do capital estrangeiro. Na primeira parte do trabalho são apresentados antecedentes históricos expressos no discurso oficial, relacionados à Política Nacional de Ciência e Tecnologia enfatizando seu impacto na Educação Física. Aí é demonstrado como a Política de Planos e Diretrizes elaborada com objetivo de formalizar a Pesquisa nesta área, foram reproduzidos e operacionalizados, a nível da instância civil (escola e entidades científicas) em consonância com os documentos básicos governamentais, procurando-se com isto aprimorar o sustentáculo de controle ideológico necessário para legitimar uma formação docente e científica de caráter pragmático-tecnicista a serviço do capital nacional e estrangeiro. Na segunda parte revisamos, face ao discurso oficial, alguns aspectos FILOSÓFICO-PEDAGÓGICO que concatenados historicamente, constituíram os argumentos utilizados pela tecno-burocracia da área da Educação Física e o Esporte para fundamentar a Política Nacional e suas ações no âmbito da ciência e tecnologia (C&T) no período pós-64. Na terceira parte deste trabalho procuramos levantar vários dos efeitos produzidos no interior da sociedade brasileira, pelas ações tomadas no plano do desenvolvimento da C&T "oficial" em função das opções ideológicas do Estado, tanto a nível nacional como no âmbito específico da Educação Física e o Esporte. Na última parte, efetuamos uma síntese dos resultados encontrados neste trabalho. Fazemos também, algumas considerações finais relacionadas às conseqüências da transferência de C&T norte-americana para o Brasil na Educação Física e que não passam com antecedência por um amplo debate nacional sobre sua importância e efeitos de sua introdução na sociedade. Dentre elas, encontramos a importação de C&T geradora de padrões de consumo artificiais praticados por camadas restritas da população, em detrimento do incentivo e desenvolvimento de metodologias educacionais alternativas, em benefício da sociedade como um todo.

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