Educação Física, Ciência e Produção de Conhecimento: Um Rascunho de Algumas Indagações.

Por: Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro.

Arquivos em Movimento - v.11 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este artigo "ponto de vista" versou sobre algumas relações entre a produção de conhecimento científico e o campo da Educação Física, à luz da sociologia do conhecimento de Pierre Bourdieu e Bruno Latour. Pretendeu-se refletir sobre em que medida o contexto social, bem como suas estruturas de controle, tem influenciado na produção de conhecimento científico na área. Destaca-se, a partir da literatura revista, que orgãos de gestão científica, como a CAPES,tem atuado no sentido de conformar o campo de acordo com os princípios teórico-metodológicos próximos à vertente biológica da Educação Física.

Referências

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: UNESP, 2004.

BETTI, M. et al. A avaliação da educação física em debate: implicações para subárea pedagógica e sociocultural. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p. 183-194, nov. 2004.

BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n.01, p. 53-63, set. 2000

CASTRO, P.H. Z. C. O panorama da produção científica em Educação Física no novo milênio: uma análise a partir de dissertações e teses. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

DAOLIO, J. O ser e o tempo da pesquisa sociocultural em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 29, n. 1, p 49-60, jul. 2007.

KOKUBUN, E. Pós-graduação em educação física no Brasil: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 2, p. 9-26, jan. 2003.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2 ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

LORENZI, B.R.; ANDRADE, T.H.N. Pierre Bourdieu e Bruno Latour: rediscutindo as controvérsias. Teoria & Pesquisa, v. 19, p. 107-121, 2011.

LOVISOLO, H. A política de pesquisa e a mediocridade possível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 24, n. 2, p. 97-114, jul. 2003.

______. Levantando o sarrafo ou dando tiro no pé: critérios de avaliação e qualis das Pós-graduações em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 23-34, set. 2007.

______. Gestão de revistas: algumas considerações e sugestões para o debate. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 36, n. 4, nov. 2014.

MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 389-406, mai./ago. 2011.

MAIA DA SILVA, P.; SORIANO, J. B. Qualis periódicos e a produção de capital científico nos programas de pós-graduação em Educação Física. Movimento (ESEF/UFRGS), Porto Alegre, p. 281-304, out. 2014.

MENDES, M. I. B. S.; NOBREGA, T. P. O Brazil-Medico e as contribuições do pensamento médico-higienista para as bases científicas da educação física brasileira. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1, mar. 2008.

ORTIZ, R. (Org.). Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas Sociais.

PORTOCARRERO, V. (Org.) Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. 272 p.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007.

SOARES, C. Do corpo, da Educação Física e das muitas histórias. Movimento (ESEF/UFRGS), Porto Alegre, v.9 n.3, p. 125-147, set./dez. 2003.

TANI, G. Os desafios da pós-graduação em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22, n.1, p. 79-90, set.2000.

VELOZO, E. L. . Educação física, ciência e cultura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, p. 79-93, 2010.

Endereço: https://revista.eefd.ufrj.br/EEFD/article/view/512

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.