EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA: PARA SAIR DO SÉCULO XIX

Por: Eliane Pardo e Luis Carlos Rigo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.22 - n.1 - 2000

Send to Kindle


Resumo

Tomando como palco o debate referente ao processo de constituição das ciências humanas através de algumas contribuições de Merleau-Ponty e Michel Foucault, esta pesquisa teórica tomou como campo de problematização algumas preocupações emergentes do âmbito acadêmico da EF (Educação Física). Constituíram-se alvo de nossa investigação questões referentes à constituição da EF como um corpo de conhecimentos amalgamados seja através de uma ciência, seja via uma teoria científica para a EF, ou ainda de uma outra ciência que subsidie a prática da EF. Ancorando-nos em algumas teses arquiológicas de Foucault sobre o problema, as dificuldades e a necessidade ou não das ciências humanas se fundarem como ciência, levantamos aqui a hipótese de pensarmos o problema dos saberes na EF sem apresentar como condição fundante sua cientificidade.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/752

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.