Educação Física e Conteúdos Trabalhados nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Por: , Kelly Umbelina Deus Dagostin e Paulo Ricardo Martins Nuñez.

Motriz - v.15 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física nas últimas décadas tem passado por diversas mudanças, sobretudo após a década de 80 com a ampliação das discussões e a elaboração de novas propostas a respeito de seus objetivos, abordagens e conteúdos. Contudo, estudos têm evidenciado que pouco tem se efetivado na prática pedagógica dos professores em algumas localidades do país. Sendo assim, a presente investigação buscou analisar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em 6 escolas públicas de Campo Grande - MS. O estudo foi do tipo exploratório, adotando a observação sistematizada como técnica de pesquisa. Os resultados indicam que embora exista uma diversificação nos conteúdos ministrados, os esportes coletivos tradicionais (futsal, voleibol, handebol e basquetebol) foram predominantes na maioria das escolas e aulas. Os jogos tradicionais também mostraram ser bem explorados. Conclui-se que, mesmo havendo uma diversificação das possibilidades de vivencia corporal nas aulas de Educação Física, os esportes coletivos são priorizados até mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2945/2476

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.