Educação Física e Corpo Feminino: Uma Análise a Partir da Teoria Foucaultiana

Por: e Laura Borges Foscarini.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este artigo apresenta a investigação na qual buscamos compreender como as acadêmicas em fase de conclusão da graduação em Educação Física da UNIPLAC percebem a relação de seu corpo na área de atuação profissional. A fundamentação teórica está embasada em Michel Foucault, procurando relacionar o pensamento do autor sobre a existência de relações de poder nas esferas da vida social com o corpo na Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado questionário, utilizando a análise de conteúdo para a discussão dos resultados. Observou-se a influência do pensamento cartesiano na concepção que se tem da Educação Física, apontando para certa desvalorização das questões corporais. 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4875

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.