Educação Física, Corpo e Saúde: Uma Reflexão Sobre Outros Modos de Olhar

Por: Alexandre Palma.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.22 - n.2 - 2001

Send to Kindle


Resumo

Objetivo deste ensaio é discutir o papel da educação física voltada para saúde, a partir de reflexões sobre o cenário social em que se encontra o mundo contemporâneo,suas repercussões sobre o corpo e prática de intervenção; os conceitos de saúde; e, o modelo de investigação científica hegemônico. O estudo, então, vai desvelando algumas “verdades” características de quem opera com o discurso de base quantitativa, quais sejam: a) a redução do fenômeno a uma determinação biológica; b) a desconsideração da história coletiva; e, c) a culpabilização do indivíduo frente aos problemas de saúde e aptidão física. Por fim, propõe-se que a relação educação física-saúde seja abordada através de novos “olhares”, atentos às incertezas e complexidades do processo. PALAVRAS-CHAVE: saúde pública; aptidão física e saúde; filosofia da ciência; complexidade.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.