Resumo

O presente estudo, em andamento, evoca as teorias do currículo que interrogam os
saberes pré-estabelecidos nas pedagogias tradicionais e críticas, remetendo-nos às
novas leituras sobre o conhecimento escolar através das análises dos processos
multiculturais e do cotidiano escolar para auxiliar, metodologicamente, a investigação,
no campo da educação física escolar, de forma que os conhecimentos do cotidiano
sejam revelados. A idéia dessa linha de pesquisa é romper com leituras que predefinem
problemas e supostas soluções para a escola brasileira. Parte do princípio que qualquer
estudo a respeito do que acreditamos já saber cria, necessariamente, nós cegos em
nossas redes de conhecimentos, impossibilitando a articulação de novos saberes
com os anteriores. Contudo, assumir uma atitude crítica frente às regulações
metodológicas e seus entraves, não pode ser confundido com a rejeição de qualquer
regulamentação da pesquisa. O que deve ser questionado é se tais premissas,
anunciadas na linha de investigação do cotidiano escolar, não podem desencadear
um tipo de anarquismo metodológico. A preocupação, a partir dessas afirmações, é
que se percam critérios na defesa da criatividade e da multiplicidade de óticas
explicativas. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo estabelecer novas condições
metodológicas para que se compreenda como os professores de educação física
agem cotidianamente, na tarefa de levar conhecimento aos seus alunos, e que
elementos criam, a partir das suas redes de saberes, de práticas e de subjetividades,
nos processos de criação e superação de suas inúmeras dificuldades, aliando-se as
teorias do currículo ao cotidiano escolar com o intuito de complementar as
argumentações dessa área. A pesquisa de cunho metodológico analisará os
procedimentos metodológicos da linha de pesquisa no cotidiano escolar, visando a
compreender suas possibilidades e limites (entraves e avanços). Será desenvolvida
através do suporte teórico da filosofia (epistemologia), das teorias de currículo e das
produções na área de conhecimento do cotidiano escolar. Dessa forma, serão
analisadas teses e dissertações com o intuito de verificar como são construídas as
argumentações e/ou interpretações no contexto dessa linha de pesquisa.

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