Resumo

O texto desta dissertação tem como tema central o processo de construção de uma experiência de intervenção pedagógica em Educação Física no Ensino Médio, a partir dos pressupostos da cultura corporal. O trabalho divide-se em duas partes, e a primeira delas é caracterizada pela discussão teórica acerca dos papéis sociais da Educação escolarizada e da Educação Física como componente curricular, capaz de contribuir para os objetivos educacionais da escola a partir do seu conhecimento específico, principalmente no que se refere à prática pedagógica no Ensino Médio, na perspectiva da cultura corporal. Com base na concepção dialética da Educação, mais especificamente na concepção históricocrítica, é discutida a evolução do pensamento pedagógico da Educação Física escolar brasileira - dentro do processo histórico da própria Educação - desde a sua introdução nas escolas brasileiras até as mais recentes abordagens pedagógicas, a fim de constituir um conhecimento capaz de subsidiar a construção de uma proposta preliminar de intervenção para a Educação Física no Ensino Médio. São apresentadas as idéias das diversas correntes pedagógicas que abordam a cultura corporal para, em seguida, a partir dos fundamentos da abordagem cultural da Educação Física, serem estabelecidos alguns princípios fundamentais a serem aplicados na prática pedagógica a ser desenvolvida durante a pesquisa de campo, descrita na segunda parte do trabalho. A partir das discussões teóricas feitas anteriormente, foi elaborado um plano de ação para a pesquisa de campo, que consistiu na construção de um programa de Educação Física para o Ensino Médio, por meio de um planejamento participativo, envolvendo o professor-pesquisador e os alunos de uma primeira série (I' série "A") de um colégio da rede privada de ensino da cidade de Jundiaí-SP. Por meio de uma pesquisa participante, do ?tipo etnográfico?, a segunda parte do trabalho é dedicada à descrição do processo que envolveu uma experiência de intervenção pedagógica. Procura descrever um pouco da dinâmica que envolve a prática escolar da Educação Física, no sentido de compreender o sentido e os significados de uma prática construída e reproduzida tradicionalmente por toda a comunidade escolar. Por fim, as considerações finais são reservadas para uma breve discussão sobre a relevância dos resultados obtidos na pesquisa, e para que sejam apresentadas algumas alternativas para a prática pedagógica da disciplina.

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