Educação Física Cultural: Carta de Navegação

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Arquivos em Movimento - v.12 - n.2 - 2016

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Resumo

O cenário de mudanças dos últimos anos impactou diretamente a escola e o ensino da Educação Física. Na tentativa de encontrar alternativas que possam responder ao atual contexto democrático, multicultural, globalizado e profundamente desigual, surge uma proposta baseada nas chamadas teorias pós-críticas. Alinhada ao novo paradigma, a chamada perspectiva cultural do componente concebe as práticas corporais como artefatos da cultura, questiona os marcadores sociais nelas presentes, busca reconhecer os seus sujeitos e promove o diálogo com as diferenças. Para tanto, posiciona professores e estudantes como autores do currículo, por meio da leitura, ressignificação e produção de brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. O presente estudo compilou e analisou a produção científica sobre o assunto para dela extrair os princípios curriculares, procedimentos didáticos e concepção de conhecimento que a perpassam.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11149

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