Resumo

Este estudo teve a finalidade de compreender a participação da Educação Física no processo de elaboração do Planejamento Curricular em escolas públicas municipais do Bairro Camobi, em Santa Maria-RS. Para isso, entrevistamos 10 (dez) professores(as) que trabalham com Educação Física nessas escolas. Para a análise das falas dos(as) professores(as), observaram-se as seguintes categorias: o Currículo, o Planejamento, a Escola, a Educação Física, o Professor e o Aluno. A análise dessas categorias foi embasada no referencial teórico da Pedagogia Crítica, da Sociologia da Educação e da Pedagogia da Educação Física. Constatamos que os professores compreendem o currículo como um conjunto de conhecimentos determinados pela orientação do órgão mantenedor das escolas. Os conhecimentos são trabalhados conforme as condições oferecidas pelas escolas e conforme os saberes e experiências dos professores. O planejamento do currículo baseia-se na autonomia do professor, na realidade escolar e nos interesses dos alunos; de modo geral, limitando-se ao senso comum dos alunos e professores. Quanto à Educação Física, assim como a escola, observou-se a predominância de uma Educação Física voltada para a socialização ou adaptação do aluno à ordem social vigente. Observa-se que a maioria dos(as) professores(as) investigados desempenham um papel de educadores, que trabalham buscando o conformismo dos alunos aos valores sociais, e ao aluno compete a escolha dos conhecimentos e sua participação nas aulas como praticantes desses conhecimentos. Referente ao processo de planejamento do currículo, os(as) professores(as) apontam para a necessidade da construção conjunta de uma proposta curricular para as escolas da Rede Pública Municipal de Santa Maria- RS. No entanto, não estariam se organizando para tal. Para isso, como nos coloca um dos(as) professores(as) entrevistados(as), faltaria apenas "sentar bem sentado e planejar bem planejado. Não é simplesmente falar".

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