Resumo

Este estudo teve a finalidade de compreender a participação da Educação Física no processo de elaboração do Planejamento Curricular em escolas públicas municipais do Bairro Camobi, Santa Maria-RS. Para isso entrevis­tamos 10 (dez) professores que trabalham com Educação Física nessas escolas. Na análise das falas dos professo­res procurou-se observar as seguintes categorias: o Currículo, o Planejamento, a Escola, a Educação Física, o Professor e o Aluno. A análise dessas categorias foi embasada no referencial teórico da Pedagogia Crítica, da Sociologia da Educação e da Pedagogia da Educação Física. Observamos que referente ao planejamento do currículo, os professores apontam para a necessidade de uma construção conjunta de uma proposta curricular para as escolas da Rede Pública Municipal de Santa Maria- RS, no entanto, não estariam se organizando para tal. Para que isso ocorra, como nos coloca um dos professores entrevistados, necessitaria “sentar bem sentado e planejar bem planejado. Não [seria] simplesmente falar”.

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