Resumo

O presente relato é resultado de uma experiência realizada nas aulas de Educação Física referenciada na metodologia interdisciplinar para a alfabetização. O trabalho desenvolvido realizou-se no campus Engenho Novo I do Colégio Pedro II, sendo fruto do grupo de pesquisa sobre interdisciplinaridade desenvolvido pelo referido campus e tem como base o encontro entre a aprendizagem significativa lúdica e a interdisciplinaridade, através de atividades complementares às aulas de núcleo comum. A amostra desta pesquisa foi composta por 86 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. É uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada por meio da observação participante. Através da observação do comportamento dos estudantes, foi constatado o desenvolvimento da expressão verbal e não verbal, do raciocínio, da socialização e da linguagem corporal. Conclui-se que ministrar atividades de movimento com enfoque interdisciplinar é uma contribuição valiosa ao processo de alfabetização e que são possíveis iniciativas que caminhem para uma educação mais integradora.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DEF. A Educação Física como componente curricular da Educação Básica no Colégio Pedro II. Disponível em http://www.cp2.g12.br/component/content/article/14-sample-data-articles/1659- 27-08-2014a. Acesso em 16/04/2015.

______. Diretrizes pedagógicas do departamento de Educação Física. Disponível em http://www.cp2.g12.br/component/content/article/171. 27-08-2014b Acesso em 16/04/2015.

COSTA, M. de F. B., COSTA, M. A. F. da. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FAZENDA, I. C. Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 6. Ed. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a uma prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GADOTTI, M. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.

_______. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996.

HOFFMANN, V. K.. Uma proposta interdisciplinar de educação, nas primeiras quatro séries do ensino fundamental na perspectiva do desenvolvimento sustentável. 2003. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Canoas, RS: Universidade Luterana do Brasil, 2003.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KISHIMOTO, T.M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2000.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MATTOS, M.; NEIRA, M. Educação Física Infantil: Inter-Relações. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2007.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2005.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. PerCursos. Florianópolis, v. 8 n. 1. p. 87-102, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1541/1294. Acesso em 18/06/2015.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo; Martins Fontes, 1984.

Acessar