Educação Física e a Ciência, Qual Ciência?

Por: .

Motriz - v.4 - n.1 - 1998

Send to Kindle


Resumo

Educação Física com ciência. Não é paráfrase evasiva, e sim, um discurso necessário. Reporta questões que inspiram questões. Estamos às margens de uma definição segura da identidade da Educação Física, firmamo-nos em valores instituídos pela ciência, porém não sustentamos o conceito de ciência na sua totalidade e pureza, e não justificamos tal conceito em relação a Educação Física, na realidade vivida. Os argumentos científicos carecem de argumentos filosóficos, artísticos entre outras possíveis linguagens que norteiam a realidade da relação corpo-movimento. Não podemos maquiar com pinceladas científicas os conhecimentos em Educação Física, se não fizermos uma rigorosa vistoria na antropologia sobre temas que fundaram o uso legítimo das práticas corporais. É preciso firmarmos num terreno onde seja semeado radicalmente uma Educação Física como ciência rigorosa. É necessário fazer Educação Física como se faz cultura geral.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/4n1_ART07.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.