Educação Física e Conhecimento: Um Diálogo com a Tendência Ao Pluralismo Teórico na área a Partir de Trabalhos Apresentados no Gtt Epistemologia nos Conbraces de 2005 a 2015

Por: Rone Clei da Silva Santos.

158 páginas. 2017 28/08/2017

Send to Kindle


Resumo

Compreender o sentido do conhecimento nos trabalhos veiculados no âmbito do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Epistemologia, divulgados nos anais do Congresso Brasileiro deCiências do Esporte (CONBRACE) nos anos de 2005 a 2015, foi o objetivo desse trabalho. Para tanto, tomou-se como base: o modo de produção social e suas contradições, além de possíveis mediações e determinações sobre a produção da sociedade, como elementos teóricos que subsidiam a compreensão da produção do conhecimento; o desenvolvimento histórico do pensamento na sociedade, principalmente no que tange às transformações da base material da existência para o desenvolvimento da teoria como sistema universal de ciência; as perspectivas teórico-epistemológicas presentes nos trabalhos dentro de recorte temporal especificado, e as concepções que se alinham a tendência de incorporar bases teóricas e epistemológicas ligadas ao denominado “pluralismo teórico”. Quanto aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica/documental de cunho epistemológico-crítico, pois visou à identificação e análise crítica da produção do conhecimento. Por meio de estudo exploratório foram levantados todos os trabalhos apresentados nesse GTT no período especificado. Sem considerar distinção da forma de submissão dos trabalhos, foram analisados tanto artigos oriundos de comunicações orais quanto de pôsteres publicados nos anais, totalizando 160 trabalhos, dos quais 59 (36,9%) dos trabalhos foram classificados nas abordagens teóricas que não fundamentam a verdade com base nos preceitos da razão moderna (em que a ciência e a filosofia se interagem por meio da teoria crítica na busca da compreensão do real). Optou-se por agrupar essas abordagens teóricas dentro da classe entendida como “pluralismo teórico”, aglutinando: hermenêutica; pós-estruturalista e estruturalismo genético; pragmatismo e neopragmatismo; abordagem cultural; teoria simbólica ou da civilização; abordagem biológica-cultural; e romântica. 

Endereço: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7849

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.