Educação Física e Cultura: Práticas Escolares

Por: Rildevania Monteiro.

Esporte & Sociedade - v.5 - n.15 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir a importância de se considerar os aspectos culturais de um determinado grupo para a elaboração dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Educação Física. Compreendemos que para dar significado aos conteúdos trabalhados nas aulas, o professor necessita proporcionar aos seus alunos à capacidade de identificar e ressignificar as atividades a eles apresentadas e, para isso, é essencial a compreensão dos aspectos culturais do grupo nas quais as atividades são desenvolvidas. Para fundamentar essa discussão em especial nas que
stões relativas ao conceito de cultura e como ele pode contribuir para o trabalho desenvolvido na escola, utilizamos como base teórica as ideias do antropólogo americano Clifford Geertz. Somada a elas trouxemos os apontamentos de alguns autores da Educação Física que discutem com maior intensidade essa questão. Ao final apontamos alguns dos problemas enfrentados pela Educação Física e indicamos algumas possibilidades de como podemos iniciar um novo olhar para a sua prática na escola.
 

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/index.html?ed=22

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.