Resumo

No presente trabalho, foi realizada uma revisão narrativa da literatura. O objetivo desta revisão será expor os achados obtidos pelas investigações que abordam os efeitos cognitivos da educação física, identificar possíveis problemas ao traduzir a neurociência da Atividade Física (AF) em sala de aula. Entendimento por atividade física de acordo com a OMS como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. "Atividade física" não deve ser confundida com "exercício". Trata-se de uma variedade de atividades físicas planejadas, estruturadas, repetitivas e realizadas com um objetivo relacionado à melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. A atividade física inclui exercícios, mas também outras atividades que envolvem o movimento corporal e são realizadas como parte dos momentos de diversão, trabalho, formas ativas de transporte, tarefas domésticas e atividades recreativas. Para isso, foi realizada uma pesquisa detalhada e exaustiva em diferentes bases de dados científicos. Após análise das informações obtidas, concluiu-se que, embora existam diferentes estudos que demonstrem estreita relação entre atividade física e desenvolvimento cognitivo dos alunos, para isso, a Educação Física deve superar seus próprios estereótipos educacionais. de outras épocas em que o corpo foi concebido como algo negativo e sem valor, priorizando os ensinamentos memoráveis ​​do corte acadêmico em vez de desenvolver habilidades não cognitivas, a maneira obsoleta pela qual a mente e o corpo são entendidos pode influenciar a pesquisa e a prática educacional, sobre a estreita relação entre educação física e neurociência.

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