Resumo

Atualmente A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Política Nacional do Meio Ambiente, a Política Nacional de Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais legitimam a importância e a necessidade de trabalhar a temática transversal, Educação Ambiental (EA), no âmbito Educacional. Muitos professores de Educação Física (EF) apresentam dificuldades ou, até mesmo, certa resistência quanto a inserção da EA em seus conteúdos curriculares. Com essa escassez de referências, os professores não conseguem associar a EA em suas aulas. As pesquisas realizadas por Alvim e Coelho (2004); Alvim, Carvalho, Costa, Jesus e Moreira (2005) apontam dificuldades dos professores de EF no entendimento da relação EA e EF. As pesquisas evidenciaram que os professores reconhecem a importância de trabalhar a EA, mas não sabem como associa-la aos conteúdos da EF. Dessa forma, essa investigação objetivou elaborar um programa de trabalho, para ser desenvolvido nas aulas de EF, focando a EA. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória onde realizamos uma revisão da literatura. O plano anual e os planos de aula tiveram como parâmetro metodológico Ferreira Neto (2001) e Krebs (2001) e foram elaborados para a 5ª série ou 6º ano do ensino fundamental. Palavra chave: Educação Física. Educação Ambiental. Práticas Docente. 

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