Resumo

A articulação do Esporte com a educação Física constitui-se no Brasil em 1943, com a iniciativa da Divisão de Educação Física (DEF) em promover o Concurso de Contribuições Para o Método Nacional de Educação Física, visando a substituição do Método Francês, fundamentado apertas nos princípios anatomo-fisiológicos, que já não atendia às novas exigéncias da área. Resgatando a influencia liberal dos escolan.ovista.s, a DEF buscava fundamentar a Educação Fisica nas mesmas bases da Educação: "...a biologia(vida orgânica), a sociologia(vida social) e a psicologia(vida psíquica)", que deveriam compor o novo método para a Educação Fisica (Marinho, 1944, p.17). Nesse concurso, a DEF classificou em primeiro lugar o trabalho "Bases Científicas da Educação Física", apresentado peia Sociedade de Estudos dos Problemas de Educação Fisica"(SEPEF), que questionou o conceito anátomo-fisiológico e propôs o conceito trio-sócio-filosófico da Educação Física, inserindo a discussão filosófica na Educação Física. 
Apesar da iniciativa da DEF, o novo método adotado na Educação Física brasileira foi novamente um método vindo da França. Criado no Institut Na.tional des Sports sob a denominação de Educação Física Desportiva Generalizada, o novo método foi trazido para o Brasil cm 1952, pelo professor Auguste Listello do referido Institut, que veio ministrar cursos de aperfeiçoamento técnico-pedagógico sob o patrocínio da DEF de São Paulo (Francischetti, 1990, p.37 e Marinho, 1984, p,153). 
O Método Desportivo Generalizado, como ficou conhecido nacionalmente, visava promovei-uma Educação Física que envolvesse o ser humano corno um iodo, "numa ação psico-morfo-fisio-sociológica"(Betti., 1991, p.97), através das etapas de "Iniciação à Vida Social e Coletiva, Iniciação ao Esforço e Iniciação à Técnica" (Francischetti, 1990, p.37). 

Arquivo