Resumo

As tecnologias estão presentes no ambiente escolar e é necessário lidar com a nova forma de linguagem desenvolvida por elas, a digital. Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 52% dos alunos entre 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de áreas urbanas utilizam o celular em atividades escolares. No Ensino Médio, o índice chega a 74%. Essa geração, que se expressa digitalmente, continua tendo aulas analógicas e o professor, muitas vezes, fica perdido dentro desse universo para o qual não foi preparado. Nas aulas de educação física é ainda mais difícil desenvolver atividades digitais pelo conteúdo ligado ao movimento. O objetivo desse relato de experiência é mostrar como professor de educação física e aluno podem comunicar-se de maneira interativa, de forma a potencializar o aprendizado e estimular a autonomia do estudante. Durante a experiência de estágio com uma turma de segundo ano do ensino médio em Porto Alegre, com estudantes de idades entre 16 e 18 anos, foi criado um grupo do Facebook para interagir e ampliar o tempo em contato com os alunos. Além de aproximar alunos e estagiários o grupo serviu para análise de recursos didáticos dentro do ambiente virtual. Diante dos resultados positivos alcançados com o grupo do Facebook da turma 2F da Escola Estadual Padre Rambo de Porto Alegre foi criada uma base de informações a ser analisada de forma a se transformar em uma metodologia a ser utilizada por professores de educação física, sobretudo leigos em redes sociais. É possível acreditar que quanto mais as aulas de Educação Física estiverem relacionadas às redes sociais, melhor a participação e motivação dos alunos. No estudo a seguir serão apresentadas formas de otimizar a prática do uso dessa ferramenta junto com os relatos do uso com a turma 2F.

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