Educação Física e Inclusão: a Mediação Pedagógica do Professor na Brinquedoteca
Por José Francisco Chicon (Autor), Leilane Lauer Huber (Autor), Thais Rodrigues Mardegan Albiás (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Autor), Adriana Estevão (Autor).
Em Movimento v. 22, n 1, 2016. Da página 279 a 282
Resumo
O estudo tem por objetivo descrever e analisar a ação mediadora dos professores de Educação Física no processo de interação de alunos com e sem deficiência na brinquedoteca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram quinze crianças não deficientes do Centro de Educação Infantil Criarte (Ufes) e cinco com deficiência oriundas da comunidade do município de Vitória/ES. Conclui que o olhar sensível e a ação mediadora do professor têm papel fundamental para provocar avanços no aprendizado e desenvolvimento da criança, o que não ocorreria espontaneamente.