Educação Física e a Inclusão do Portador de Necessidades Especiais no Ensino Regular

Por: Chelsea Maria de Campos Martins e Edilene Seabra Mialick.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Uma grande parte dos Portadores de Necessidades Especiais (PNE)
apresentam um bom nível de adaptação para que sejam integrados às salas
de aula, com pouca dificuldade de adaptação. Ao incluir o PNE nas escolas,
estão sendo incitados ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas
e sociais. O processo de inclusão tem como base o conviver com as
diferenças alheias e aprender a respeitá-las atendendo a exigência da Lei de
Diretrizes e Bases Nacional n.º 9394/96. A inclusão do aluno PNE no
ensino regular com o auxílio da Educação Física é o objetivo desta pesquisa.
Na perspectiva da disciplina de Educação Física investigar a necessidade
de (re) aprendermos a olhar a realidade escolar, de modo que haja um
discernimento, com relação à trama que envolve a questão da inclusão do
aluno PNE. Neste sentido foi realizada uma pesquisa com as escolas que
oferecem Ensino Fundamental e Médio de Jaboticabal-SP, onde atualmente
5.997 alunos estão regularmente matriculados em 6 instituições diferentes
da rede estadual. Identificamos que 5 dessas instituições realizam o processo
de inclusão do PNE. Entrevistando os profissionais de Educação Física
que atuam com os PNE, identificamos ser ainda esta temática um processo
que tem se apresentado nas discussões da rede estadual, principalmente
pelo fato de oferecer um contato mais próximo entre professor-aluno e
dos próprios alunos que não possuem deficiências físicas ou mentais,
possibilitando dessa forma uma maior conscientização dos direitos de
igualdade de todo ser humano. Conclui-se que o número de PNE inseridos
na escola regular do município de Jaboticabal-SP (5%) não é muito
significativo, porém, os alunos que estão inseridos têm apresentado um
índice de evolução gradativa no contexto geral, e fazendo uma perspectiva
da aplicação das aulas de Educação Física, foi possível considerar que tais
aulas têm contribuído ativamente para que os alunos PNE façam parte da
sociedade sem distinções, assim, a presente pesquisa contribui para que
novos estudos científicos sejam realizados para a melhor adaptação e
informação sobre a inclusão do PNE.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

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