Resumo

As atividades desenvolvidas com jovens e adultos do período noturno do CEAD Centro de Educação Aberta, Continuada, à Distância, apresentaram características recreativas, sendo consideradas por muitos autores, como as mais indicadas para este período. Neste sentido, verificou-se que a Educação Física encontra-se em um grande processo de desinteresse pelos alunos, pois presume-se que a grande maioria  trabalha durante o dia e, além do cansaço físico, deparam-se muitas vezes, com uma Educação Física inadequada e desmotivante. Portanto, elaborou-se uma proposta de estágio, com o objetivo de despertar, num período de seis meses, compreendidos entre 1998/1999, com duas sessões de aulas semanais, o interesse dos alunos pela prática de atividades físicas. A metodologia utilizada foram aulas práticas e teóricas. A amostra constituiu de 08 professores e 30 alunos com idade variando entre 15 e 55 anos. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário contendo questões fechadas e abertas para os
docentes e discentes. Após a pesquisa, pode-se chegar aos seguintes resultados: quanto as atividades propostas 85% oscilaram entre estimulantes/participativas e aceitáveis, sendo os conteúdos abordados considerados interessantes (93 %) e vão ao encontro do esperado pelo corpo docente e discente. Dos professores, 87,5% observaram mudanças favoráveis no comportamento social de seus alunos, e do total de alunos, 90% atribuíram, após o período das aulas, grande importância a prática da atividade física no seu cotidiano. Sendo assim, podemos concluir que o desenvolvimento da presente proposta foi considerada válida por parte da instituição.

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