Resumo

A motivação e o interesse que levaram à proposta desta pesquisa são resultantes de experiências profissionais e acadêmicas desta pesquisadora tecidas como professora de Educação Física do agrupamento A, Ciclo I da 1ª fase do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Em nossa hipótese, é possível que a Educação Física Escolar não esteja contribuindo com o letramento das crianças, especificamente nas salas de alfabetização. O presente trabalho busca investigar as relações entre a Educação Física e o processo de letramento no Ciclo I, tendo com categoria fundante a interdisciplinaridade entre o professor de Educação Física e o professor pedagogo nos processos de leitura e escrita. A pesquisa traz, como questionamento principal, a seguinte pergunta: quais as possibilidades e os limites das práticas pedagógicas em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Goiânia na sua relação com a leitura e a escrita? Tem-se como objetivo principal investigar como o professor de Educação Física e o pedagogo trabalham o processo de letramento. Para compreender essas discussões, optamos por desenvolver a pesquisa tendo como subsídio o método materialista dialético, que se baseia em uma interpretação dialética do mundo, utilizando como referencial teórico os estudos de Marx (1998; 2004; 2011), Severino (2007) e Triviños (2015). Para as análises do pensamento e da linguagem, baseamo-nos em Vygotsky, Luria, Leontiev (2004; 2009; 2014) e Bakhtin (2006); para as análises sobre o letramento e alfabetização, pesquisamos Soares (2004; 2008; 2012), Kleiman (2012) e Tfouni (2010) e, usamos a contribuição do Coletivo de Autores (2009) para embasamento na área da Educação Física.

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