Educação Física e Meio Ambiente: Um Levantamento Inicial da Produção Brasileira

Por: Alexandre Magno Guimarães, Rones de Deus Paranhos e Simone Sendin Moreira Guimarães.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Meio ambiente e Educação Física O campo da educação física se desenvolveu no Brasil, de acordo com Betti (2005, p. 195), como “uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica”. Até o final da década de 70, ela se fundamentava em vertentes tecnicista, esportivista e biologicista. Na tentativa de romper com essas vertentes, surge a necessidade de se pensar uma nova Educação Física, formulando-se, então, várias tendências, como: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista, sociológico-sistêmica, antropológicocultural e a crítico-superadora, entre outras

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