Educação Física e o Processo de Escolarização: Uma Análise Sob a Perspectiva do Aluno
Por: Aline de Oliveira Vieira, Amarílio Ferreira Neto, André da Silva Mello, Omar Schneider, Veronica Freitas dos Santos e Wagner dos Santos.Resumo
Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes
Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566