Educação Física e Saúde: Análise Quanti- Qualitativa da Atuação do Professor na Promoção de Saúde no Município de São Luís-maranhão
Por: Alair Reis Araújo, Camilla Silva Gonçalves, Claúdia Vanisse de Brito Costa, Elaynne Silva de Oliveira, Emanuel Péricles Salvador, Lilian Socorro de Sousa da Silva e Zilane Veloso de Barros.Resumo
OBJETIVO:analisar se os professores de Educação Física têm ministrado ou organizado suas aulas, abordan-do o tema saúde e se este tema têm sido uma ferramenta usada para promoção de saúde.MÉTODOS:A pes-quisa foi de natureza quanti - qualitativa, com 20 professores graduados em Educação Física, que exercem aprofissão há mais de um ano, nas escolas municipais, estaduais e privadas. Como instrumento foi utilizadoo questionário com questões abertas e fechadas de autoria da pesquisadora.RESULTADOS:100% afirmaramtrabalhar o tema saúde nas aulas práticas e teóricas, 90% se consideravam aptos para trabalhar o tema, porémapenas 30% relatam ter facilidade para desenvolver as atividades, 30% apresentaram a falta de material comoa maior dificuldade para lecionar o tema, seguido de 17% para desinteresse dos alunos e 9% para a cargahorária como fator limitante, 40% caracterizam a promoção de saúde como vida saudável e bem estar, 100%afirmam que o professor influencia e está diretamente ligado ao tema podendo conscientizar seus alunosda importância de hábitos saudáveis. Quanto aos conteúdos ofertados, foram citados temas relacionados àpromoção de saúde, entretanto, os esportes e os jogos e brincadeiras ainda são priorizados. Porém, os resul-tados expressaram que a temática ainda é abordada de forma conceitual somente para prevenção de doenças.CONCLUSÃO:embora toda a amostra alegue trabalhar com o tema saúde, muitos apresentam dificuldades,encontram barreiras externas ou limitam o tema saúde, sendo necessário maior clareza quanto ao conteúdoa ser tratado sobre o tema “saúde” nas escolas
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