Educação Física e Saúde Mental: Algumas Problemáticas Recorrentes no Cenário de Práticas

Parte de Educação Física e Saúde Coletiva: Cenários, Experiências e Artefatos Culturais . páginas 47

Resumo

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL: algumas problemáticas recorrentes no cenário de práticas Felipe Wachs Introdução A relação entre Educação Física e saúde mental pode ser abordada de diferentes formas. É possível adentrar diferentes cenários como o esporte de rendimento e a inclusão escolar ou abordar uma grande diversidade de populações, afinal todos enfrentamos desequilíbrios em nossa saúde mental em algum momento da vida. O presente texto, no entanto, toma por foco o contorno que tem sido dado pelas políticas públicas brasileiras para o campo da Saúde Mental e os serviços especializados criados para atender à população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). As políticas públicas de saúde mental destinam maior atenção e recursos para assistência aos usuários de substâncias psicoativas, às pessoas em intenso sofrimento psíquico e à população em situação de rua.1 São pessoas 1 Este último público, principalmente através da inclusão do Consultório na Rua dentro da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). a quem frequentemente são impostos estigmas como “drogaditos”, “loucos” e “vagabundos”. Essas populações estão sofrendo ou já sofreram prejuízos importantes na forma como conduzem suas relações pessoais, seus estudos, seu trabalho, seus prazeres, sua cidadania, seus projetos de vida. Em serviços de saúde mental como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), essas populações encontram assistência para construção de projetos terapêuticos singulares (PTS), ou seja, espaço para a construção de um tratamento que respeite sujeitos e seus diferentes interesses. Na perspectiva de prestar assistência psicossocial respeitando à diversidade e a integralidade dos sujeitos, a maioria dos serviços de saúde mental conta com equipes compostas por diferentes profissões

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