Educação Física e Teorias da Contemporaneidade: Primeiras Aproximações

Por: Emerson Luís Velozo.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este texto analisa alguns aspectos contidos em três idéias sobre a contemporaneidade: pós-modernidade, hipermodernidade e supermodernidade, discutidas respectivamente por Jean-François Lyotard, Gilles Lipovetsky e Marc Augé. Essas idéias versam sobre certas características da sociedade contemporânea que produzem conseqüências para o corpo e para as práticas corporais em suas diversas dimensões como saúde, estética, lazer, trabalho etc. Com a intenção de escapar da explicação dicotômica “modernidade versus pós-modernidade”, este trabalho busca no diálogo com estas diferentes concepções sobre o mundo contemporâneo, elementos que possam enriquecer o debate epistemológico na Educação Física.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1203

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.