Educação Física e Educação Ambiental: Refletindo Sobre a Formação e Atuação Docente

Por: Amanda Batista da Silveira, Humberto Luís de Deus Inácio e Thaís Messias Moraes.

Conexões - v.11 - n.4 - 2013

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Resumo

Este artigo apresenta uma experiência investigativa desenvolvida no âmbito da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com recursos PROLICEN, sobre a inserção do conteúdo “Práticas Corporais de Aventura [na natureza] – PCANs” e sua relação com a Educação Ambiental – EA, na formação inicial em Educação Física e na atuação docente em escolas públicas do município de Goiânia (GO). Observou-se, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que são poucos os cursos de Educação Física de universidades federais que incluem tais conteúdos, apontando uma lacuna a ser preenchida. Por outro lado, ao observar o campo de docência em escolas públicas, os dados indicam que tais conteúdos são considerados importantes; apesar disto, não aparecem nos planos de ensino dos professores. Segundo os mesmos, isto se dá pela lacuna na formação inicial, pela falta de equipamentos e espaços adequados e pela não inclusão destes conteúdos na formação continuada.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1048

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