Educação Fisica na Educação Infantil: Concepções e Praticas de Professores

Por: Milna Martins Arantes.

2003 12/02/2003

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Resumo

Este estudo teve a intenção de analisar a inserção da Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Goiânia à luz das contribuições teóricas de Remi Wallon (1980; 1998) e Lev S. Vygotsky (1994), a partir das categorias movimento, jogo, afetividade e interação, desvelando sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Buscamos ressaltar e discutir o Referencial Curricular Nacional para a Educação InfantiL tendo em vista que este é um documento que se pretende hegemônico e está presente nas instituições de Educação Infantil (RCNEI), como referencial para a construção e elaboração da prática pedagógica. Para tanto dialogamos, no primeiro momento, com as obras que compõem a bibliografia do Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), como L.S.Vygostky(I994), HWallon (1980;1998),1 Galvão (1992), Piaget (1990), Freire (1991), W. Benjamin (1984), D.B. Elkonin (1998), G. Wajskop(1997), entre outros. Com vistas a analisar suas obras, contrapondo-as na tentativa de desvelar as diferentes concepções de criança, aprendizagem e desenvolvimento infantil, movimento e jogo/brincar presentes no Documento. No segundo momento da pesquisa, estabelecemos um diálogo entre a prática pedagógica de 10 (dez) professores de Educação Física de Goiânia e a teoria de Remi Wallon (1980; 1998) e Vygotsky (1994). Tendo como categorias de análise o movimento, a afetividade e a interação. Buscando estabelecer uma relação entre a prática pedagógica e os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Com este estudo pretendemos ampliar as discussões da área no que se refere ao trato destas categorias, buscando compreender sua importância para a primeira infância, bem como o papel da Educação Física e da cultura corporal neste contexto educativo.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000294996&opt=1

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