Educação Física na Educação Infantil - Prática Psicomotora Eação Preventiva: Uma Proposta Curricular

Por: Meri Pauli Fiates.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A criança nasce com potencialidades para interagir e integrar-se ao meio de forma progressiva e harmoniosa. Esta integraçãoé favorecidaporuma interdependênciados aspectos funcional e relacionai, sendo o movimento, para a criança de 0 a 7 anos, a principal viade contato como universo. Segundo Wallon, a ação organiza o pensamento para, posteriormente, o pensamento organizar a ação. Foi esta visão que motivou a busca de uma proposta curricular para a Educação Físicana Educação Infantil, através de uma prática psicomotora de ação preventiva. De ação preventiva, porque as experiências psicomotoras estimulam as funções gnósicas que são o suporte da construção e organização cognitiva. Após revisão bibliográficae levantamento das característicase necessidades das crianças de 0 a 7 anos da rede particular de ensino, que por residiremna sua maioria emapartamento,apresentam comopeculiaridade a restrição do espaço físico para o brincar livre e criativo, a proposta curricular fica sistematizada da seguinte maneira: Crianças de 0 a 3anos:Vivência e experimentação das relaçõesdoseu corpocomo meio. Crianças de 3 a 5 anos: Percepçãoe ajustamento das possibilidades de ação. Crianças de 5 a 7 anos: Estruturação e representação mental da ação. Emcada uma destas etapas, os objetivosvisam o desenvolvimento do equilíbrio, datonicidade,esquema corporal, percepçãoespaço-temporal, lateralidade, coordenação motora ampla e fina. O papel do professor é de mediador, sugerindo, estimulando e desafiando, numarelação cooperativacoma criança. Aaplicação prática desta proposta se dá num espaço coberto de aproximadamente 100 m2. O material utilizado é composto de bolas, cordas, arcos, bastões, bancos, escadas, caixas de diferentes tamanhos, pranchas de inclinaçãoe colchão. O número de alunos atendidos é de 500 nos turnos matutino e vespertino, comuma periodicidade semanal de 2 aulas de 30 minutos. A experiência foi colocada em prática há 5 anos, passando, neste período,porconstantes reavaliaçõese ajustes.Sua eficiência é comprovada através da observação e registro do desempenhopsicomotor em atividades específicas para este fim, através de uma bateria psicomotorasimplificada adaptada com base nas escalas de desenvolvimento infantil de Picq e Vayer, Brunet/Lezine,Vitor da Fonseca, Piaget etc. Os dados obtidos são analisados num trabalho integrado coma professora regente da turma e o professor de Educação Física e tem, como objetivo, prevenir possíveis distúrbios psicomotores queinfluenciam a aprendizagem dacriança, impedindo ou prejudicando seus avanços no processo de construção do conhecimento.

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