Educação Física - Eixo Movimento e Sua Interdisciplinaridade na Educação Infantil (0 a 48 Meses): Construção de Um Espaço Pedagógico

Por: A. de Marco, G. S. G. Ota, J. L. Diniz e T. C. Campos.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

Pesquisa-ação, este estudo se caracteriza como tal, como um processo que segue um ciclo na qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Sendo assim, essa pesquisa-ação tem como objetivo a estruturação de uma sala pedagógica de estimulação para potencializar as capacidades motora, cognitiva e afetivo social de crianças do Ensino Infantil que frequentam a CAS/DEdIC/DGRH/UNICAMP. O diagnóstico deste espaçofísico foi ponto inicial para o planejamento efetivo da infraestrutura da sala pedagógica, acrescentando sua importância por meio das contribuições para a teoria e prática educacional interacionista. A proposta inclui também a estruturação de conteúdo e estratégias no planejamento pedagógico para ser desenvolvido em parceria com as professoras do local, visando à dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa na infância. Para a realização integral deste objetivo, realizamos outra etapa do diagnóstico que compreendeu a aplicação da ficha de Observação (Roteiro de Observação das Aulas - ROBSERV). O ROBSERV foi realizado de outubro a novembro de 2014, tendo como objetivo apreender aspectos da prática didático-pedagógica cotidiana desenvolvida na creche CAS/Unicamp, sendo contempladas 15 salas de aula, 28 professoras e 113 alunos de 6 meses a 4 anos e 3 meses, divididos em berçário e maternal. A ficha continha 16 perguntas direcionadas ao observador, sendo preenchida de forma sigilosa. As observações foram agendadas e explicadas diretamente com cada professora e estagiária. Foram passadas instruções tanto para o observador como para as professoras observadas, que as atividades deveriam estar contextualizadas no Eixo Movimento. Justamente movimento, pois durante o primeiro ano de vida, a criança constrói um pensamento essencialmente prático, ligado à ação, a percepção e ao desenvolvimento motor. A conclusão e a problemática desta tabulação esta em análise, submetido a gráficos comparativos, tornando demonstrativos os resultados obtidos dos 16 itens. Além da inauguração da sala pedagógica agora em abril, que carinhosamente foi batizada de Cri-Crizinho, iniciando a aplicação real do plano pedagógico elaborado. Finalmente, será realizada a etapa de avaliação com um questionário que permitirá aperfeiçoar o processo de interação entre os pesquisadores, professoras e as crianças. O alvo desta proposta é a Creche da Área da Saúde - CAS que atende, prioritariamente, bebês e crianças na faixa etária de 0 a 48 meses, os quais são filhos e filhas de funcionárias (o) na área da saúde da Unicamp. Este estudo não obteve resultados finais devido a estar sendo ainda aplicado, se tornará um artigo científico e relatório final em Julho 2014.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.