Educação Física no Ensino Fundamental II - Novas Práticas Pedagógicas: Uma Experiência no Contexto Pibid/uneb – Alagoinhas/ba

Por: Adinezia Pereira Cristo, Diane Caroline Cardoso Fereira, Joice Souza Jesus, Lorena Silva Santos, Taise Santos Santos e Viviane Rocha Viana.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) concebido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tendo como objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula os estudantes das Universidades Públicas com as escolas da Educação Básica. Neste discutimos a inserção de novas práticas pedagógicas nas aulas de educação física, partindo da compreensão que em muitas escolas as mesmas estão associadas ao tecnicismo e voltadas geralmente para o esporte, enfatizando as quatro modalidades mais comuns: futebol, voleibol, basquetebol e handebol. A partir da concepção que a educação física possui outras dimensões a serem trabalhadas, o Subprojeto PIBID/UNEB/Educação Física tem como objetivo aproximar os estudantes – Bolsista de ID - da realidade de duas escolas da rede pública de Alagoinhas-Ba. Partindo dessa realidade, foi elaborado um plano de curso que aborda os elementos da cultura corporal. Esse processo é fundamentado na Pedagogia Histórico-Critica, tendo como base teórica Dermeval Saviani e João Luiz Gasparin.Esta produção torna-se importante, pois promove uma melhoria na realidade da escola publica, contribui de maneira significativa na formação dos discentes, além de legitimar a educação física enquanto componente curricular.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5214

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.