Educação Física no Ensino Médio: Desvendando Processos de Desvalorização a Partir da Transferência das Aulas Para Academias de Ginástica

Por: e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O objetivo do estudo foi analisar o contexto da Educação Física no Ensino Médio a partir da transferência das aulas em algumas escolas particulares para academias de ginástica. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 10 ex-alunos de escolas do Estado de São Paulo, idade média de 21,4 anos. Os resultados da análise de conteúdo foram organizados em 3 categorias: Modelo de organização das aulas; Imaginário social da Educação Física no Ensino Médio; Processo educativo nas academias de ginástica. O processo de transferência das aulas para outras instituições corrobora com a desvalorização da Educação Física nesse nível de ensino, sendo necessário ressignificar a compreensão da importância desse componente curricular para a formação e o desenvolvimento crítico dos alunos.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5361

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.