Resumo

O presente estudo caracterizou-se por ser do tipo participante e teve com o objetivo geralanalisara viabilidade dodesenvolvimento da disciplina Educação Física no ensino médio, período noturno, por meio de uma proposta metodológica de EnsinoAberto, no Colégio Oberon Floriano Dittert (Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadualde Maringá) (CAIC/UEM). O estudo constituiu-se de quatro etapas básicas de desenvolvimento que foram: primeira, diagnóstico geral da situação da Educação Física no CAIC/ UEM - turno noturno; segunda, elaboração de uma proposta participativa para o desenvolvimento da Educação Física, baseada na metodologia de Ensino Aberto; terceira, desenvolvimento da proposta durante um semestre envolvendo as turmas de segundo ano dos cursos de Educação Geral e Auxiliar de Enfermagem, pois encontravam-se no meiodo curso e, portanto,já haviam vivenciado a sistemática da Educação Física da escola e; quarta, avaliação das ações desenvolvidas pelo estudo durante o semestre. O enfoque participante preconiza que todos os envolvidos nas ações tenham condições de opinar, sugerir e participartanto da elaboração como do próprio desfecho das mesmas. Assim, todas as ações do estudo foram plenamente discutidas e avaliadas pelos envolvidos, estimulando-se o compromisso geral. Como resultado geral, pode-se concluirque a Educação Física é plenamente viável de ser desenvolvida dentro do ensino noturno, com conteúdos significativos e de valor para seus participantes. Não houve nenhuma queixa ou comentário que desabonasse as estratégias adotadas e as ações desenvolvidas. Assim, resta ao profissional da área atentar para o significado de suas ações dentro desse nívelescolar e preparar-se adequadamente para o enfrentamento desse desafio que, de agora em diante, será facultativo, de acordo com a nova LDB 9.394/96. E, como ponto final do estudo, sugere-se que estudos da mesma natureza sejam desenvolvidos nas demais áreas do conhecimento, no período noturno, para que possam contribuir para uma mudança significativa da formação hoje ofertada ao aluno trabalhador.