Educação Física, Escola e as Representações Sociais de Saúde e Corpo
Por: Carlos Alexandre Vieira, Wanderson Divino Nilo dos Santos e Wilson Luiz Lino de Sousa.Resumo
O diálogo entre Educação Física e a área da Saúde é histórico, bem como, o mútuo reforço de seus discursos, hegemônicos, sobre as concepções de saúde, reduzida à ausência de doença, e de corpo, restrito à sua dimensão biológica. Neste estudo buscouse analisar a presença destas concepções nos discursos e práticas de professores e alunos de escolas públicas de Goiânia/GO. Para tanto, recorreu-se a articulação entre as pesquisas bibliográfica e de campo. Verificou-se a reprodução do modelo hegemônico de saúde, oriunda da fragilidade teórica e da visão reducionista sobre os conceitos estudados, tanto entre os professores quanto entre os alunos.
Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1369
Tags: Corpo, Educação Física, Escola, Saúde