Educação Física, Escola e as Representações Sociais de Saúde e Corpo

Por: Carlos Alexandre Vieira, Wanderson Divino Nilo dos Santos e .

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O diálogo entre Educação Física e a área da Saúde é histórico, bem como, o mútuo reforço de seus discursos, hegemônicos, sobre as concepções de saúde, reduzida à ausência de doença, e de corpo, restrito à sua dimensão biológica. Neste estudo buscouse analisar a presença destas concepções nos discursos e práticas de professores e alunos de escolas públicas de Goiânia/GO. Para tanto, recorreu-se a articulação entre as pesquisas bibliográfica e de campo. Verificou-se a reprodução do modelo hegemônico de saúde, oriunda da fragilidade teórica e da visão reducionista sobre os conceitos estudados, tanto entre os professores quanto entre os alunos.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1369

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.