Educação Física Escolar: Avanços e Dificuldades nas Atividades do Programa Mais Educação na Escola de Ensino Fundamental de Campinas

Por: A. M. C. Cortez e R. N. C. Cortez.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

Nas escolas da Rede Municipal de Educação de Campinas foi implantado há alguns anos o Programa Mais Educação do Governo Federal para proporcionar aos educandos educação integral. São contratados educadores sociais para o desenvolvimento de oficinas para ampliar o universo cultural e contribuir com a formação integral do aluno. As oficinas desenvolvidas são: esportes, dança, capoeira, recreação e outras. Para que estas oficinas oportunizem aos alunos a construção de seus conhecimentos e incorporem as práticas corporais no seu dia-a-dia é necessário que as atividades realizadas pelos educadores sociais, proporcionem aos alunos ricas possibilidades de movimentos e interações entre estes, com uma ampliação e diversificação das vivências corporais formadoras e enriquecedoras para a vida em sociedade (Gonzalez, Darido & Oliveira, 2014). Na escola, com a implementação da abordagem da cultura corporal do movimento nas aulas de educação física e nas oficinas, será possível a construção de uma visão do movimento de emancipação, transformando o educando em um ser político evitando manifestações consumistas (Bracht, 1999). Analisar as atividades do esporte e recreação desenvolvidas nas oficinas da escola de educação integral no município de Campinas, com a visão da cultura corporal do movimento. Foram observadas as atividades durante o ano de 2014 e aplicado um questionário aos alunos das oficinas de esportes e recreação de uma escola municipal, com quatro questões fechadas: 1) que tipo de esporte você gosta; 2) qual é o esporte que você mais pratica; 3) jogar para você é brincar?; 4) qual outra oficina voce gostaria de fazer. Identificou-se que os educandos ao participarem das oficinas se divertiam e se envolviam com prazer e alegria. Realizavam apenas uma atividade, mas, gostariam de fazer outras. No final de cada oficina observava-se a satisfação e a alegria dos alunos. Seus laços de amizade e de solidariedade se fortaleciam com um maior envolvimento entre eles. Entende-se que os elementos lúdicos da educação física escolar presentes nas oficinas do Programa Mais Educação permitiram uma ampliação e diversificação das vivências corporais formadoras, proporcionaram um ambiente favorável as troca de experiências entre os educandos, favorecendo seu desenvolvimento integral, amizade e uma maior cooperação entre eles.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.