Resumo

Evidências sugerem uma relação da prática de exercícios, na educação física escolar e o aumento da capacidade cognitiva, otimizando o desenvolvimento acadêmico dos alunos. Objetivo: Descrever a associação entre a educação física escolar e o aumento da inteligência e melhora do desempenho acadêmico. Metodologia: Uma revisão de literatura foi realizada por meio de uma busca bibliográfica envolvendo estudos relacionados ao desenvolvimento cognitivo dos educandos através das práticas de atividades e exercícios físicos no ambiente escolar. A coleta das informações foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. Resultados: Os resultados obtidos demonstram a associação entre a prática de atividades e exercícios físicos e algumas variáveis relacionadas com a cognição de alunos. Foi possível identificar uma melhora significativa no desenvolvimento cognitivo, físico e socioafetivo (Simões Neto et al, 2018; Ribeiro e Scortegagna, 2019; Alves, 2018). O exercício físico está associado à inteligência e acredita-se que a movimentação do corpo contribui para o funcionamento do cérebro, proliferação dos neurônios e melhora da saúde mental (Antunes et al, 2006; Vorkapic-Ferreira et al, 2017). Assim como os exercícios, os esportes também são fundamentais no âmbito escolar, ajudando e contribuindo com o desenvolvimento cognitivo das crianças, deixando-as mais inteligentes e melhorando seu desempenho acadêmico (Machado, 2018; Gentile et el, 2020). Jovens que praticam esportes apresentam melhores capacidades de concentração e menor tempo de reação às respostas nas aulas dentro da sala, quando comparados aos que não praticam esportes (Campos, 2020). Conclusão: O estudo identificou que a educação física escolar pode desenvolver habilidades cognitivas dos alunos, otimizando o desempenho acadêmico em demais disciplinas. A prática de atividades físicas tem um papel primordial no desenvolvimento do sujeito, no entanto, existem aspectos que carecem de melhor compreensão no que diz respeito aos seus efeitos na melhora da inteligência e da performance acadêmica.