Educação Física Escolar: Concepções e Prática Pedagógica

Por: .

166 páginas. 1990 28/12/1990

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física, enquanto componente dos currículos escolares, tem enfrentado dificuldades de toda natureza para ser implementada junto às séries iniciais do ensino fundamental. Parte destes problemas deve-se ao tipo de formação acadêmico-profissional que é proporcionada pelas Escolas Superiores de Educação Física, marcada por um ensino essencialmente técnico e voltado para o esporte de rendimento. Isto faz com que a prática docente de seus egressos revele-se inadequada para as necessidades das crianças da faixa dos 7 aos 10 anos, em termos de "educação do, pelo e para o movimento". Assim, um estudo que demonstre como se dá a atuação dos professores de Educação Física no chamado currículo por atividade, suas possibilidades e limitações, pode representar importante subsídio para a implantação das mudanças curriculares nos cursos de graduação em Educação Física. Esta é, pois, a proposta do presente trabalho, ao examinar os pressupostos teóricos e a prática pedagógica dos professores em exercício nesta área específica do ensino fundamental, sob a perspectiva de uma concepção de ensino aberto da Educação Física. São objetos de descrição/interpretação as estratégias didático-metodológicas através das quais o movimento é tornado tema das aulas de Educação Física, além dos planejamentos educacionais que orientam os programas de Educação Física escolar. Também se realizaram entrevistas abertas com os professores participantes, para examinar como eles analisam a sua atuação nas séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontam para a existência de conflitos entre as concepções político-pedagógicas manifestadas pelos professores e a prática docente verificada frente aos alunos. Também se viu reforçado o entendimento de que a formação acadêmica proporcionada pelos cursos de graduação não contempla, satisfatoriamente, a área de Educação Física infantil. Necessário se faz o registro de alguns esforços emergentes, tanto no âmbito das Escolas de Educação Física como ao nível dos professores do ensino básico, rumo à construção de uma Educação Física crítico-transformadora.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=460&listaDetalhes%5B%5D=460&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.