Educação Física Escolar: da Atratividade da Prática Descompromissada à Atratividade da Prática Formativa

Parte de Educação Física Escolar . páginas 119 - 130

Resumo

A Educação Física Escolar, por mais técnica ou austera que tenha sido em seu processo histórico, sempre exerceu certa atratividade por conta de se desenvolver dentro de práticas e atividades físicas que se opunham ao processo pedagógico regular, ou seja, uma atividade sem exigências cogni-tivas mais apuradas e que visassem um processo formativo. Essa intenção formativa acontecia no bojo de práticas corporais que visavam estimular sujeitos ativos e aptos nos aspectos motores e técnico-esportivos. Por conta desse processo ainda hoje a Educação Física é esperada pelos alunos como um momento de desprendimento e de descompromisso com algo mais organizado, com intenção formativa e que tenha víncu-lo profundo com suas formações. A espera é justamente a de liberdade e desprendimento, momento que se utiliza para brincar (sem compromisso com um brincar formativo), jogar (sem a discussão da complexidade e dos valores do jogo), se divertir (sem o uso pedagógico do tempo e do espaço). Romper com essa situação tem sido a busca pela área e seus profi ssionais ao longo das últimas décadas.