Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo, verificar a visão dos professores acerca de uma proposta de currículo de Educação Física para a Educação Básica e; verificar se o professor associa a formação inicial com a visão que mantém dessa proposta. O indicador tomado como referência do estudo é a Proposta Curricular de Educação Física Escolar versão preliminar (CENP, 2005). A pesquisa foi realizada com base nas informações obtidas junto a uma amostra de professores de Educação Física, titulares de cargo efetivos e ocupantes de função atividade (OFA) que lecionam no ensino básico nas escolas públicas estaduais, sob responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino da Região de Caieiras, município da Grande São Paulo. A pesquisa fundamenta- se na teoria crítica, com destaque aos conceitos de formação, adaptação, alienação, emancipação, resistência e consciência. A base conceitual é desdobrada e articulada com a pesquisa empírica realizada mediante aplicação de um questionário à amostra de dezesseis professores, complementado por dados de entrevistas de uma subamostra desses professores. Os resultados sugerem que os professores da amostra recorreram a práticas convergentes com a proposta curricular em menor proporção que as práticas divergentes, pois afirmam na maioria das vezes o uso de atividades motoras baseadas nas técnicas e nas modalidades esportivas desarticuladas de objetivos definidos. Quanto à relação da formação inicial com a docência, tendo como referência a proposta, os professores demonstram evidências dessa relação, embora não se utilizem dos conteúdos e métodos presentes no mesmo

Acessar