Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa documental em andamento, cujo objetivo é apresentar a estrutura organizacional da Educação Básica brasileira e boliviana, incluindo diálogos com o tema da Educação intercultural na perspectiva da disciplina de Educação Física. Essa articulação visa compreender melhor a situação de contato internacional na fronteira Brasil-Bolívia, considerando em particular a região fronteiriça entre as cidades de Corumbá/MS (Brasil) e Puerto Quijarro-Puerto Suarez (Bolívia). Foram realizadas buscas em fontes de domínio público, disponibilizados no site do Ministério da Educação (MEC) do Brasil e no Ministério de Educación da Bolívia (MINEDU). Os documentos que foram selecionados tratam do sistema educacional de ambos os países, em especial da disciplina de Educação Física. A partir de uma breve análise dos documentos, pudemos compreender a organização do sistema educacional do Brasil e da Bolívia, tanto suas diferenças quanto similaridades, tornando possível a discussão da Educação Física escolar na perspectiva da Educação intercultural enquanto uma possibilidade para as escolas em regiões de fronteira com contato internacional. Por fim, o trabalho traz reflexões sobre o fenômeno da pendularidade educacional na região estudada, enquanto local privilegiado para possibilidades de intercâmbios educativos e culturais, principalmente no campo da Educação Física, além de demonstrar a importância de serem criadas propostas, projetos e/ou políticas públicas que levem em conta os fatores apresentados.

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