Educação Física Escolar e Currículo do Estado de São Paulo: Possibilidades dos Usos do Celular Como Recurso Pedagógico no Ensino do Hip Hop e Street Dance

Por: Vitor Abdias Cabót Germano.

159 páginas. 2015 02/03/2015

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Resumo

Considerando que os aparelhos celulares se fazem cada vez mais presentes entre os jovens, e que estes dispositivos apresentam diversos recursos que podem ser interessantes numa perspectiva educacional, o objetivo do presente estudo foi investigar as possibilidades pedagógicas dos usos dos celulares nas aulas de Educação Física, no conteúdo de dança proposto pelo currículo do Estado de São Paulo, mais especificamente, o Hip Hop e Street dance, contemplados no nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, o método da pesquisa consistiu em três etapas distintas e complementares: 1- Diagnóstico da temática do estudo realizado por meio uma análise documental, observação participante e entrevistas com professores, alunos e coordenadores pedagógicos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada; 2- Implementação de aulas, pelo próprio pesquisador, aproximando os recursos do celular do conteúdo referido; 3- Avaliação das aulas ministradas, a partir de entrevistas com professores e alunos, levantando as principais impressões, possibilidades e limitações da proposta implementada. A análise dos dados ocorreu por meio de uma categorização temática, a qual culminou em quatro categorias de análise, sendo elas: TIC, diagnóstico e realidades; Possibilidades e contribuições do celular nas aulas de Educação Física; “Inovações” nas aulas de Educação Física e Dificuldades. Na primeira categoria, pôde-se evidenciar uma grande diferença, entre o ensino público e o privado, em relação ao acesso e uso das TIC no ambiente escolar. Verificou-se, também, que a utilização do celular se faz presente no cotidiano dos atores escolares. Em relação às possibilidades pedagógicas, o celular se mostrou como uma ferramenta versátil para o desenvolvimento das aulas, dessa forma possibilitou a exploração como fonte de pesquisa imediata, registro de imagens e situações pedagógicas, bem como interatividade, a partir de um grupo virtual. Além disso, tanto dança como um conteúdo das aulas, quanto o celular foram tidos como inovações nas aulas de Educação Física. Tratando-se das dificuldades encontradas, constatou-se uma resistência por parte das escolas frente o uso do celular no contexto educacional. Os recursos materiais e de infraestrutura das escolas investigadas ainda não estão apropriados para a utilização do celular nas aulas de Educação Física. Os professores não se sentiram preparados para o trato com as TIC, especificamente o celular, assim como para ministrar o conteúdo de Hip Hop e Street dance. Apesar das particularidades diagnosticadas, os resultados apontaram diferentes potencialidades do uso do celular como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física, demonstrando a necessidade de estudos e iniciativas que proporcionem práticas pedagógicas junto as TIC, sobretudo, com o aparelho celular

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126501

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