Educação Física Escolar e Educação Ambiental Um Projeto Interdisciplinar Para o Despertar da Consciência Ecológica

Por: Elizabeth Latobá Bezerra.

XI ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

A preocupação com a degradação do nosso planeta, aos poucos, vai deixando de ser preocupação de apenas algumas ONG's (Organizações Não Governamentais) e grupos ambientalistas para fazer parte das agendas das nações, e, consequentemente, evoluir para questões práticas educacionais. Esta realidade ambiental exige que medidas enérgicas sejam tomadas, no sentido de desenvolver uma conscientização para preservação dos meios naturais, promovendo a sua conservação. A criação do Parque Estadual Dunas de Natal, enquanto unidade de conservação ambiental, oferece um espaço privilegiado para a educação ambiental, podendo a escola inserir-se neste contexto, a partir de um projeto interdisciplinar, no qual as crianças'já nas primeiras séries do ensino fundamental iniciem-se num projeto de construção de
uma consciência ecológica. A Educação Física pode e deve promover a integração corpo e natureza a partir das suas vivências nas perspectivas físicas e lazer. Este estudo, etnográfico, objetivou identificar as possibilidades do despertar da consciência ecológica entre escolares de uma escola pública a partir das aulas de Educação Física. Os dados foram obtidos através da representação gráfica feita pelas crianças e entrevistas com professoras. Como conclusão, foi possível apontar uma possibilidade de educação ambiental a partir de um projeto interdisciplinar integrando teoria e prática dentro de uma perspectiva corporal.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.