Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo?

Por: e Luis Felipe Tubagi Polito.

239 páginas. Editora Fontoura.

Send to Kindle


Sobre a Obra

Tem sido comum, em épocas de grandes competições esportivas, que jornalistas e comentaristas declarem explicitamente que a responsabilidade da formação dos grandes talentos deve caber à Educação Física escolar e a seus professores. Essas ideias ganham terreno no meio da população e entre os que detêm o poder nos mais variados níveis, envolvendo, até, muitos profissionais da área. Estabelece-se, então, um debate que já dura algumas décadas e que parece não ter solução.

O esporte de rendimento passa por uma crise administrativa sem precedentes, com forte influência política em uma área de gestão que deveria ser extremamente profissional e com grandes escândalos internacionais de corrupção e dopping. A Educação Física escolar vive uma crise de identidade anunciada no começo da década de 1980 por João Paulo Medina que, se por um lado incentivou a criatividade e a geração de um sem número de propostas, por outro criou uma situação em que não há um mínimo de unidade quanto a seus objetivos e práticas.

Com a seguida realização no Brasil dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o tema ganhou atualidade e importância para a criação de políticas públicas e de projetos empresariais que podem afetar profundamente as definições presentes e futuras sobre os rumos da nação.

Esta obra surge com a intenção de colaborar com esse debate, ao dar voz a profissionais da Educação Física ligados ora ao segmento escolar, ora ao esportivo, reunindo o pensamento de autores e atores largamente experientes e consagrados e de promissores jovens pensantes que vêm se destacando pela qualidade de seus trabalhos. Os vários autores que colaboraram na elaboração deste livro estão divididos em dois times: de um lado, a equipe do Prof. Jarbas atua com a pretensão de mostrar os olhares da Educação Física escolar sobre suas possíveis relações com o esporte de rendimento; do outro, os convocados pelo Prof. Polito, profissionais ligados ao esporte, jogam para expor seus olhares sobre o ensino e as práticas esportivas escolares.

Com o mesmo carinho que nos guiou na organização deste livro, convidamos o leitor a entrar no jogo, adotando como seus alguns dos pontos de vista aqui expostos ou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Se assim for, nossos objetivos terão sido alcançados.

Sumário

título página
Para Começo de Conversa ... o Fenômeno Esporte: Um Entrecruzamento de Movimentos Espetaculares 1
Educação Física Escolar, Celeiro de Atletas Olímpicos: o Infalível Método de Detecção e Desenvolvimento de Talentos Esportivos 2
O Debate em Torno das Propostas de Ensino dos Esportes Coletivos 3
Estudando o Esporte na Escola: Aperfeiçoando Seus Conhecimentos nas Aulas de Educação Física 4
O Ensino do Esporte (como Conteúdo) na Educação Física Escolar: Tensões e Ambiguidades 5
Esporte de Rendimento X Educação Física Escolar: Dá Jogo? O Problema 6
Na Corda Bamba: Gênero e Direitos Humanos no Mundo Esportivo Educativo 7
Técnico, Treinador ou Professor? o Papel Pedagógico do Profissional Responsável Pela Formação de Futebolista de Alto Rendimento 8
Educação Física Escolar e Formação de Atletas: Existe Essa Relação? 9
O Ensino-aprendizado-treinamento dos Jogos Esportivos: Aprendizado Incidental, Ensino Intencional 10
Iniciar ou Especializar: o Dilema Fatal e Contraditório do Educador Físico 11
Atividade Física, Esporte e Promoção da Saúde em Crianças e Adolescentes. Entendendo o Fenômeno 12
Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento Pela Visão do Treinamento Esportivo 13

Endereço: https://sporttraining.lojaintegrada.com.br/educacao-fisica-escolar-e-esporte-de-alto-rendimento-da-jogo

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.