Educação Física Escolar e Esporte: Significações de Alunos e Atletas

Por: ágata Cristina Marques Aranha, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Jefferson Campos Lopes e .

Pensar a Prática - v.10 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as significações que alunos de Educação Física e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, com o intuito de verificar as diferenças e “possíveis” semelhanças de seus significados. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa e os sujeitos do estudo foram alunos da educação física escolar e atletas de um centro esportivo com idades entre de 13 a 18 anos; para estes foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que as aulas de Educação Física ainda se caracterizam como reprodutoras de características competitivas e do esporte de rendimento, apontando para a necessidade do tratamento didático-pedagógico inerente a prática esportiva.

Endereço: http://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.