Resumo

Este trabalho teve como foco analisar a prática docente do professor com o conteúdo esporte para turma 6º do Ensino Fundamental, a partir de um plano de intervenção com vistas a experimentação de possiblidades pedagógicas na implementação do esporte como conteúdo da Educação Física de acordo com a BNCC. Através do uso de conteúdo de esportes de uma forma que consiga atender as competências que são apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, fazendo com que a Educação Física utilize o que a caracterizou por muito tempo, mas que contribua com o processo de formação do aluno de maneira significativa e responsável. Esta opção deve-se ao fato de que o professor pesquisador vem de uma formação tecnicista dos anos 80 e por intermédio das discussões provocadas na primeira disciplina do curso, sentiu a necessidade de analisar sua própria prática docente. O trabalho se desenvolveu com uma avaliação diagnóstica onde os alunos fizeram a escolha das modalidades a serem trabalhadas, em seguida foi utilizada a Teoria Crítico emancipatória de Kunz (2004) para construção do modelo de aulas a serem utilizados. A opção por esta metodologia se deve ao fato de favorecer o protagonismo dos alunos e levá-los a uma reflexão sobre sua prática. Após elaborado o plano de intervenção que se utilizou das modalidades de Voleibol e Futsal elencadas pelos alunos foi possível avaliar uma boa participação dos mesmos, em todos os momentos, na seleção das atividades a serem realizadas, no comprometimento de participação e nos momentos de avaliação sobre o que foi executado. Nas considerações finais fica demonstrado que a proposta do trabalho  se configura de maneira satisfatória e permitiu uma avaliação da prática docente do profissional na busca de oferecer uma qualidade de ensino que respeite o direito dos alunos.

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