Educação Física Escolar e Programa Segundo Tempo: Uma Experiência de Articulação Curricular no Centro Pedagógico/ufmg

Por: Amanda Fonseca Soares Freitas, Guilherme Carvalho Franco da Silveira, Nayara Cristina Albanez e Túlio Campos.

Pensar a Prática - v.19 - n.3 - 2016

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Resumo

Com a adoção do tempo integral no CP, o PST assumiu um lugar na organização do currículo escolar, sendo incorporado como componente curricular obrigatório no ensino fundamental. Desde 2015, as propostas pedagógicas de Educação Física (EF) e do PST estão intimamente articuladas, ambas inspiradas na perspectiva da Cultura Corporal (CC), e sistematizadas em quatro tempos de ensino-aprendizagem. Nesses tempos, as dimensões do conhecimento da CC (saberfazer, saber-sobre e apreciação) são construídas em três níveis: a) introdução à diversidade de manifestações e sentidos da CC (jogos e brincadeiras, lutas, danças, ginásticas, atividades de aventura, esportes); b) aprofundamento em algumas manifestações da CC e c) especialização em uma manifestação da CC.

Endereço: http://revistas.ufg.br/fef/article/view/38682

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