Educação Física Escolar e a Prova do Enem: Convergências e Divergências

Por: Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi.

164 páginas. 2014 21/02/2014

Send to Kindle


Resumo

Desde 1996, a Educação Física é assegurada por lei como sendo componente curricular obrigatório da Educação Básica, porém muito se tem discutido acerca da legitimidade desta disciplina no contexto escolar. No ano de 2009, houve um acontecimento que pode ser considerado um divisor de águas para esta área de conhecimento: a Educação Física ser uma das disciplinas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta pesquisa ocupou-se em investigar se os conteúdos da área Educação Física apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Médio das escolas de Passos - MG. Na tentativa de alcançar êxito, , inicialmente, fez-se a revisão de literatura, abarcando temas como a discussão acerca da legalidade x legitimidade, a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, bem como os conteúdos deste componente curricular. Em um segundo momento, foi abordada a reforma do Ensino Médio e suas novas proposituras, embasada nos documentos oficiais e, por fim, a relação entre Educação Física escolar e o Enem. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, utilizou entrevistas gravadas com perguntas estruturadas relacionadas ao tema proposto a 22 professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Médio de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais. Após a análise de dados, os resultados mostraram que os professores sentem dificuldades em definir os objetivos, os conteúdos e a metodologia de ensino da Educação Física no Ensino Médio. Há predominância para as modalidades esportivas e a metodologia de ensino se pauta nos movimentos que atendem às modalidades esportivas ministradas. Verificou-se que, embora os professores, em linhas gerais, tenham clareza quanto à função social-política do Enem, poucos são os que se preocupam em ministrar, em suas aulas, os conteúdos da Educação Física que estão presentes no exame. Há um descompasso entre a Educação Física escolar trabalhada nas escola e o Enem, pois a maioria dos professores não tem consciência do que está sendo avaliado e nem mesmo se preocupa em ministrar os conteúdos contidos no exame. Dessa forma, apesar de a inserção dessa disciplina no rol das disciplinas avaliadas pelo Enem ter sido importante, o impacto causado foi mínimoA Educação Física ainda não onseguiu deixar estágio entre o “não mais e ainda não”.
 

Endereço: http://www.uftm.edu.br/paginas/curso/cod/1428/area/PROGRAMA+DE+POS-GRADUACAO+EM+EDUCACAO+FISICA/t/DISSERTACOES+DEFENDIDAS

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.