Educação Física Escolar em Brasília:análise Comparativa de Currículos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por: Juliana de Oliveira Freire.

131 páginas. 2017 09/01/2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e comparar os currículos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Brasília implementados em 1993 e 2014. Os objetivos específicos consistiram em identificar as teorias de currículo, as abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como as noções de infância nos documentos em questão. O percurso metodológico para interpretação e comparação dos dados foi orientado pela análise de conteúdo. Segundo os procedimentos técnicos, a pesquisa com abordagem qualitativa, se caracterizou como documental. Como resultados, os documentos apresentam rupturas e continuidades nos fundamentos teóricos, com elementos da teoria crítica, ao considerarem influências de ordem política e social na constituição dos saberes. Todavia, infere-se a tendência do currículo de 1993 aos fundamentos tradicionais, com elementos das teorias críticas. Por outro lado, o documento de 2014 apresenta fundamentos enfaticamente críticos e pós-críticos, mas ao analisar os objetivos e conteúdos, infere-se a influência de abordagens tradicionais. Essa correlação de forças representa as disputas do campo acadêmico-científico da Educação Física. Em relação à infância, do mesmo modo há uma ênfase em concebê-la de modo idealista no documento de 1993 e crítica no currículo de 2014. A partir da comparação entre os dois currículos e complementarmente dos projetos que operacionalizaram a inserção do trabalho pedagógico da Educação Física com crianças, foram identificados pontos favoráveis como a previsão do trabalho em parceria entre os professores, sem hierarquizações, mas em uma relação de interdisciplinaridade e complementaridade. Percebe-se que as discussões do campo teórico-científico da Educação e da Educação Física estão sendo incorporadas gradualmente aos documentos, contudo, fazem-se necessários estudos que analisem as apropriações do teor desses documentos na prática pedagógica.

Endereço: http://googleweblight.com/?lite_url=http://repositorio.unb.br/handle/10482/22131&lc=pt-BR&s=1&m=638&host=www.google.com.br&ts=1513593530&sig=AOyes_ReeBg30FMehb2hh3PC_9s3SZ9b-Q

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.